domingo, 14 de agosto de 2011

Apresentação em Faxinal


Na quarta-feira, dia 17 de novembro, esteve no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu (CCFC), o maestro Rodrigo, com a Banda Municipal de Pinhão. E quem nunca ouviu a banda? Pois é, o interessante de tudo isso é que ela esteve por várias vezes no CCFC, mas nunca havia tido um respaldo tão grande por parte do público.


No entanto, o foco desta conversa não é esse. É fundamental que se registre o valor que a banda municipal tem e a importância que os cidadãos dão a ela. Na apresentação em questão, o público, encantando com o que viu e ouviu, aplaudia em pé e num ato de gratidão pelo espetáculo brilhante que presenciaram, pediam mais um. O evento reunia educadores do Paraná inteiro, e ficou claro, pelo número de participantes que o evento tinha e pelos municípios que ali estavam representados, que eles nunca haviam escutado ou presenciado uma apresentação tão esplendorosa e encantadora. E novamente se pergunta: você tem ouvido a banda do município ultimamente?
O maestro inovou. Criou um novo estilo de se fazer música. A música da banda virou pagode, rock, MPB e tantos outros estilos que, como num passe de mágica, o maestro sacudia a cartola e apresentava ao público que permanecia estagnado. Além disso, os músicos, extremamente disciplinados, convidavam graciosamente o povo a dançar e curtir o que estavam ouvindo.     
Acima de qualquer tradução de dicionário, a arte torna-se para o povo, aquilo que é capaz de encantar, de chamar a atenção, de tocar o íntimo do ser, seja com um gesto, com uma música, com uma simples melodia, mas que nos tira do ambiente real em que estamos e nos leva em instantes a outra dimensão, a dimensão do belo.
Ninguém acreditava e ao mesmo tempo todos se perguntavam, de onde vinha tanta dedicação, tanto trabalho, tanto empenho. Pois é, esse trabalho, esse empenho e dedicação, vêm do nosso município mesmo, Pinhão. É difícil descrever com palavras o que se sente quando a banda toca, já que a arte é indescritível naquilo que nos faz sentir. Mas é necessário que se valorize o trabalho do nosso maestro e seus músicos, para que nós mesmos sejamos os marqueteiros de tanta beleza e não acabemos sendo pegos de surpresa num ato de distração com a música que nos deixa extasiados. Parabéns ao maestro Rodrigo e a todos os integrantes da banda municipal.








Fonte: Jornal Fatos do Iguaçu






http://www.jornalfatos.com.br/modules/news/article.php?storyid=568

Nenhum comentário:

Postar um comentário